D.O.E.: 21/05/2021

RESOLUÇÃO CoPGr Nº 8091, DE 19 DE MAIO DE 2021

(Altera a Resolução CoPGr 7938/2020)

Altera dispositivos do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG.

O Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, usando de suas atribuições legais e de acordo com a aprovação da Câmara de Normas e Recursos do Conselho de Pós-Graduação, em 12/05/2021, baixa a seguinte

RESOLUÇÃO:

Artigo 1º – Os itens II.2, II.3, V.1.4, VII.1.1, VII.2.3, XI.2 e XI.3, do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, baixado pela Resolução CoPGr 7938, de 18 de março de 2020, passam a ter a redação conforme o anexo.

Artigo 2º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3º – Ficam revogadas as disposições em contrário (Processo 2008.1.41029.1.0).

Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, 19 de maio de 2021.

CARLOS G. CARLOTTI JR
Pró-Reitor de Pós-Graduação

PEDRO VITORIANO DE OLIVEIRA
Secretário Geral


REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
METEOROLOGIA – IAG:

II – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA

II.2 Requisitos para Ingresso no Doutorado
Para a inscrição no processo seletivo de Doutorado, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
– Formulário de inscrição (disponível na página do Programa na internet ou no serviço de pós-graduação);
– Cópia de documento de identificação;
– Curriculum Vitae Lattes e cópia dos documentos que comprovem as informações do mesmo (para se cadastrar no Lattes visite a página do CNPq);
– Histórico escolar, ficha de aluno, boletim ou documento equivalente, contendo eventuais reprovações e trancamentos, emitido por secretaria de graduação, seção de alunos ou órgão oficial equivalente;
– 3 (três) cartas de recomendação em formulário próprio (disponível na página do Programa na internet);
– Projeto de Pesquisa elaborado pelo candidato, em 3 (três) vias.
Os candidatos serão avaliados com base em seu CV, seu Histórico Escolar e Projeto de Pesquisa apresentado. Adicionalmente, cada candidato deverá fazer uma apresentação de seu projeto de pesquisa, com duração máxima de 30 minutos, a uma banca constituída por dois membros escolhidos pela CCP.
A avaliação será feita conforme itens constantes no Formulário de Avaliação disponível na página do Programa na internet.
A nota final será obtida através da média aritmética entre as notas dadas pelos dois membros da banca examinadora. Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete e zero).
II.3 Requisitos para Ingresso no Doutorado Direto
Para a inscrição no processo seletivo de Doutorado Direto, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:
– Formulário de inscrição (disponível na página do Programa na internet ou no Serviço de Pós-Graduação);
– Cópia de documento de identificação;
– Curriculum Vitae Lattes e cópia dos documentos que comprovem as informações do mesmo (para se cadastrar no CV-Lattes visite a página do CNPq);
– Histórico escolar, ficha de aluno, boletim ou documento equivalente, contendo eventuais reprovações e trancamentos, emitido por secretaria de graduação, seção de alunos ou equivalente;
– 3 (três) cartas de recomendação em formulário próprio (disponível na página do Programa na internet);
– Projeto de Pesquisa elaborado pelo candidato, em 3 (três) vias.
O processo de seleção do doutorado direto ocorrerá duas vezes ao ano, sendo nas mesmas datas do processo de seleção de Mestrado, conforme calendário divulgado na página do Programa na internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
O exame de ingresso será realizado em duas etapas. Na primeira etapa os candidatos serão avaliados, em caráter eliminatório, através de uma prova escrita, de uma redação e do seu Curriculum Vitae Lattes. O conteúdo, os pesos para cada uma das provas, o tempo para realização da prova escrita, o tempo para realização da redação e os itens avaliados no Curriculum Vitae Lattes serão divulgados em edital, elaborado pela comissão de exames, na página do Programa na internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Ficam dispensados da prova escrita e da redação aqueles candidatos que apresentarem Certificado de Proficiência em Física, Matemática e Redação, emitido pelo Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, cujas provas foram realizadas até 3 (três) anos antes da data de inscrição no processo seletivo. O certificado refere-se ao exame oferecido periodicamente pelo Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, consistindo de questões sobre conceitos de Física e Matemática e de uma redação em Língua Portuguesa ou Língua Espanhola ou Língua Inglesa. O certificado tem validade de 3 (três) anos e é concedido aos candidatos que obtiverem nota média superior ou igual a 5,0 (cinco e zero) no exame. Nesta primeira etapa, serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5,0 (cinco e zero) ou apresentarem o Certificado de Proficiência em Física, Matemática e Redação. Detalhes sobre o exame são divulgados na Página do Programa na internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Na segunda etapa os candidatos deverão fazer uma apresentação de seu projeto de pesquisa, com duração máxima de 30 minutos, a uma banca constituída por dois membros escolhidos pela CCP. A avaliação do projeto de pesquisa será feita conforme itens constantes no Formulário de Avaliação disponível na página do Programa na internet.
Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete e zero) na segunda etapa. Os candidatos aprovados nesta etapa poderão ser aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientação.

V – LÍNGUA ESTRANGEIRA

V.1.4 Para o Doutorado e Doutorado Direto, a comprovação de proficiência em língua inglesa será exigida para a efetivação de matrícula. Serão aceitos os Exames de Proficiência TOEFL, iTEP, IELTS, Cambridge e Michigan, realizados até 5 (cinco) anos antes da data de inscrição do candidato no processo seletivo. As notas ou pontuações ou conceitos mínimos para aceitação dos referidos exames, bem como outros exames e suas respectivas notas mínimas serão divulgados em edital específico de processo seletivo na página do Programa na internet e no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

VII – EXAME DE QUALIFICAÇÃO (EQ)

VII.1 Mestrado
VII.1.1 O(A) estudante de mestrado deverá inscrever-se no referido exame num período máximo de 12 (doze) meses após sua primeira matrícula no curso.
VII.2 Doutorado
VII.2.3 Para o Doutorado, o exame consistirá de uma prova escrita que, caso o aluno obtenha nota mínima (igual a 50% da nota máxima da prova), será seguida de arguição a respeito da mesma. A arguição será realizada no dia seguinte à prova escrita. Após a arguição desta prova o(a) candidato(a) fará uma exposição oral de 20 (vinte) a 30 (trinta) minutos sobre o andamento do projeto de pesquisa. Na avaliação também será considerado o histórico escolar do(a) candidato(a).

XI – PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

XI.2 Formato das Teses de Doutorado e Doutorado Direto
O trabalho final no curso de Doutorado será na forma de uma tese na forma tradicional ou na forma de coletânea de artigos.
A estrutura da tese de Doutorado é definida pela publicação “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT)” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do Programa na internet.
A tese no formato tradicional deverá conter os seguintes itens:
– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do(a) orientador(a), local e data;
– Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e Tabelas;
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados;
– Conclusões;
– Sugestões para trabalhos futuros;
– Bibliografia;
– Anexos;
– Apêndices.
A tese de doutorado na forma de coletânea de artigos deverá ter ao menos dois artigos publicados como primeiro autor em revista internacional arbitrada e indexada, ambos no contexto do projeto de pesquisa de doutorado. Neste caso, o autor deverá apresentar anuência das editoras para a publicação de cada um destes artigos na tese. Após o capítulo de introdução, o autor deverá incluir um capítulo descrevendo a relação entre os artigos presentes no corpo da tese. Capítulos na forma tradicional e na forma de artigos poderão ser combinados de forma a produzir um texto com estrutura coerente, e deverão todos ser escritos em inglês.
XI.3 Depósito de Dissertações ou Teses
XI.3.1 O depósito dos exemplares será efetuado pelo(a) candidato(a) no Serviço de Pós-Graduação até o final do expediente do último dia do seu prazo regimental. O depósito deverá ser acompanhado de carta do(a) orientador(a) certificando que o orientando está apto à defesa.
XI.3.2 Para o Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto deve ser entregue uma cópia eletrônica, em mídia digital, da dissertação ou tese; adicionalmente, o aluno deverá entregar cópia dos seguintes documentos: diploma de graduação (frente e verso), histórico escolar da graduação, certidão de nascimento ou casamento e RG (não será aceita carteira de motorista ou carteira funcional).
XI.3.3 No curso de Doutorado e Doutorado Direto em Meteorologia, juntamente com o depósito da Tese, exige-se a comprovação de submissão de um artigo, no qual o(a) estudante seja primeiro autor, em revista internacional arbitrada.