D.O.E.: 23/11/2006

RESOLUÇÃO CoG Nº 5372, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2006

(Alterada pela Resolução CoG 5405/2007)

(Esta é uma versão ORIGINAL. Para ver a versão consolidada clique aqui)

Fixa o Calendário Escolar dos Cursos de Graduação da USP para o ano de 2007.

A Pró-Reitora de Graduação da Universidade de São Paulo, tendo em vista o disposto no art 30 do Estatuto e considerando o deliberado pelo Conselho de Graduação em Sessão de 16.11.2006, baixa a seguinte

RESOLUÇÃO:

Artigo 1º – É fixado o Calendário Escolar dos Cursos de Graduação da USP, para 2007, que integra a presente Resolução.

Artigo 2º – Dadas as peculiaridades de alguns cursos da USP, ficam as Unidades autorizadas, respeitando-se os prazos máximos, a estabelecer datas diferenciadas em relação às contidas no Calendário Escolar, devendo a Pró-Reitoria de Graduação ser informada dessas datas, até 30 dias após a publicação desta Resolução.

Artigo 3º – Na hipótese de não serem ministrados duzentos dias de aula, na forma estabelecida por este Calendário, as Unidades deverão providenciar a reposição das aulas.

Artigo 4º – Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação (Processo 2006.1.33162.1.5).

Reitoria da Universidade de São Paulo, aos 17 de novembro de 2006.

SELMA GARRIDO PIMENTA
Pró-Reitora de Graduação

 MARIA FIDELA DE LIMA NAVARRO
Secretária Geral


Calendário Escolar de 2007

Novembro/2006

 

2

Finados. Não haverá aula.

3 e 4

Recesso escolar. Não haverá aula.

6

As Unidades emitirão listas de alunos desligados no 1º e 2º semestres de 2006 para conferência e definição do número de vagas para o Processo de Transferência 2008.

15

Proclamação da República. Não haverá aula.

24

Prazo máximo para as Unidades que farão transferência interna (do Processo de Transferência 2008) antecipada (para início no 1º semestre de 2007) definirem o Calendário desta transferência e comunicarem à Pró-Reitoria de Graduação.

29 a 8/12

PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 1º semestre de 2007

Dezembro/2006

 

9

ENCERRAMENTO DAS AULAS.

15

Data máxima para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final do 2º semestre, nas Unidades.

1º Semestre de 2007

Janeiro

 

9 e 10

Inscrição de graduados de nível superior, condicionada à existência de vagas nas Unidades e processo seletivo.

11 e 12

Inscrição de estudantes especiais, condicionada à existência de vagas nas disciplinas.

22 e 23

Seleção, no Sistema Júpiter, de alunos inscritos em disciplinas optativas oferecidas nos termos da Resolução CoG nº 4749/2000.

Fevereiro

 

12 e 13

Matrícula dos ingressantes em 1ª chamada pela FUVEST.

26

Matrícula dos ingressantes em 2ª chamada pela FUVEST.

26

INÍCIO DAS AULAS.

27 a 9/3

PERÍODO DE RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA DOS ATUAIS ALUNOS.

Março

 

2

Data máxima para que os docentes cadastrem e/ou entreguem as Listas de Avaliação Final dos alunos que realizaram as provas de recuperação.

5 e 6

PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA PARA OS INGRESSANTES CONVOCADOS PELA FUVEST ATÉ A 2ª CHAMADA. É obrigatória a confirmação de matrícula do aluno, no Serviço de Graduação de sua Unidade, que deverá ser feita pessoalmente ou por procuração.

12 e 13

PERÍODO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSSE POR VAGAS REMANESCENTES nos postos relacionados no manual FUVEST 2007, “Seção Matrículas”. Os interessados deverão ficar atentos às chamadas seguintes.

15

Data máxima para matrícula de estudantes especiais, graduados e outros que não se enquadrem nas hipóteses de matrícula dos atuais alunos.

16

Data máxima para divulgação e comunicação, à Pró-Reitoria de Graduação, do número de vagas por curso e critérios de seleção para transferência interna (entre diferentes cursos de uma mesma Unidade e cursos afins de outras Unidades).

19

Matrícula dos ingressantes em 3ª chamada pela FUVEST.

23

Matrícula dos ingressantes em 4ª chamada pela FUVEST.

27 a 29

Inscrição para Transferência Interna (somente para as Unidades que não realizaram transferência interna antecipadamente).

30

Data máxima para que as Unidades encaminhem à Pró-G solicitações de pequenas alterações na estrutura curricular para o 2º semestre de 2007 (Res. CoG nº 5247/2005).

Abril

 

2 a 7

Semana Santa. Não haverá aula.

9

Data máxima para que as Unidades encaminhem propostas de disciplinas a serem ministradas entre períodos letivos regulares (disciplinas intersemestrais de julho).

10 a 12

PERÍODO DE REGULARIZAÇÃO DE MATRÍCULAS NO SISTEMA JÚPITER, EM OPTATIVAS LIVRES (Res. CoG nº 5237/2005).

11

Data máxima para divulgação dos resultados da Transferência Interna e comunicação, à Pró-Reitoria de Graduação, do número de vagas por curso, para o Processo de Pré-Seleção da Transferência Externa.

21

Tiradentes. Não haverá aula.

30

Recesso escolar. Não haverá aula.

Maio

 

Dia do Trabalho. Não haverá aula.

2

DATA MÁXIMA PARA TRANCAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS.

2

Data máxima para publicação, pela Pró-Reitoria de Graduação, do Edital com os critérios para a prova de Pré-Seleção, a ser realizada pela FUVEST, para a transferência externa de 2008.

7

Data máxima para que as Unidades finalizem entendimentos sobre oferecimento de disciplinas a outras Unidades.

11

Data máxima para publicação e comunicação, à Pró-Reitoria de Graduação, dos editais de transferências contendo os critérios para a segunda etapa das provas a serem realizadas nas Unidades.

15

Data máxima para entrega, ao Serviço de Graduação, dos horários das disciplinas e respectivas turmas para o 2º semestre.

31

Data máxima para que as Unidades encaminhem à Pró-Reitoria de Graduação, as alterações das estruturas curriculares de 2008.

31

Data máxima para que os Museus e Institutos Especializados encaminhem à Pró-Reitoria de Graduação, as alterações das estruturas curriculares de 2008.

Junho

 

7

Corpus Christi. Não haverá aula.

8 e 9

Recesso Escolar. Não haverá aula.

13 e 14

Inscrição para estudantes especiais, condicionada à existência de vagas nas disciplinas.

20 a 39

PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 2º semestre.

30

ENCERRAMENTO DAS AULAS.

Julho

 

6

Data máxima para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final do 1º semestre, nas Unidades.

16 e 17

Seleção, no Sistema Júpiter, de alunos inscritos em disciplinas optativas oferecidas nos termos da Resolução CoG nº 4749/2000.

30

INÍCIO DAS AULAS.

30 a 10/8 PERÍODO DE RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS, para o 2º semestre.

2º – Semestre de 2007

Agosto

 

3

Data máxima para que os docentes cadastrem e/ou entreguem as Listas de Avaliação Final dos alunos que realizaram as provas de recuperação.

10

Data máxima para matrícula de estudantes especiais.

Setembro

 

3 a 8

Semana da Pátria. Não haverá aula.

11 a 13

PERÍODO DE REGULARIZAÇÃO DE MATRÍCULAS NO SISTEMA JÚPITER, EM OPTATIVAS LIVRES (Res. CoG nº 5237/2005).

21

Data máxima para que as Unidades encaminhem propostas de disciplinas a serem ministradas entre períodos letivos regulares (disciplinas intersemestrais de dezembro/2007, janeiro e fevereiro/2008).

Outubro

 

5

DATA MÁXIMA PARA TRANCAMENTO DE MATRÍCULA EM DISCIPLINAS.

12

Dia da Padroeira do Brasil. Não haverá aula.

13

Recesso Escolar. Não haverá aula.

16

Data máxima para entrega, ao Serviço de Graduação, dos horários de aulas das disciplinas e respectivas turmas para o 1º semestre de 2008.

31

Data máxima para que as Unidades encaminhem à Pró-G solicitações de pequenas alterações na estrutura curricular para o 1º semestre de 2008 (Res. CoG nº 5247/2005).

Novembro

 

2

Finados. Não haverá aula.

3

Recesso Escolar. Não haverá aula.

6

As Unidades emitirão listas de alunos desligados no 1º e 2º semestres de 2007 para conferência e definição do número de vagas para o Processo de Transferência 2009.

15

Proclamação da República. Não haverá aula.

16 e 17 Recesso Escolar. Não haverá aula.
23

Prazo máximo para as Unidades que farão transferência interna (do Processo de Transferência 2009) antecipada (para início no 1º semestre de 2008) definirem o Calendário desta transferência e comunicarem à Pró-Reitoria de Graduação.

Dezembro

 

5 a 12

PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 1º semestre de 2008.

12

ENCERRAMENTO DAS AULAS.

19

Data máxima para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das Listas de Avaliação Final do 2º semestre, nas Unidades.

 


Número de Dias Letivos

1º Semestre 2º Semestre
     Fevereiro 3     Julho 2
     Março 27     Agosto 27
     Abril 17     Setembro 19
     Maio 26     Outubro 25
     Junho 23     Novembro 21
    Dezembro 10
     Total 96     Total 104

 

 Observações:

1) Dadas as peculiaridades de alguns cursos da USP, podem ser estabelecidas datas diferentes das previstas para algumas atividades, desde que respeitadas as datas máximas previstas neste Calendário Escolar. Portanto, os alunos devem estar atentos a essas alterações, obtendo informações em suas Unidades.

2) Disciplinas Optativas:

Os alunos interessados em solicitar matrícula em disciplinas optativas oferecidas por outras Unidades da USP, com base na Resolução nº 3045/86 e Resolução CoG nº 4749/2000, visando ao aperfeiçoamento de sua formação cultural e profissional, deverão indicá-las no período de matrícula junto às suas Unidades. A classificação será feita pela média ponderada, dando preferência aos possíveis formandos, sendo que o interessado tomará conhecimento daquelas para as quais foi selecionado no período de retificação de matrícula.

Feriados Municipais:

Piracicaba – 13 de junho, 20 de novembro e 8 de dezembro (sábado)

Ribeirão Preto – 19 de junho e 20 de novembro

Bauru – 1º de agosto

Pirassununga – 6 de agosto e 8 de dezembro (sábado)

São Carlos -15 de agosto e 4 de novembro (domingo)

São Paulo – 25 de janeiro e 20 de novembro

Observações FUVEST: TRANSFERÊNCIA PARA A USP/2008

INSCRIÇÕES

Junho/2007

20 a 23

a) Distribuição gratuita dos folhetos nas Unidades da USP.
b) VENDA DE FICHAS DE INSCRIÇÃO nas Agências BANESPA dos campi da USP (até dia 22, sexta-feira).
c) ENTREGA DAS FICHAS DE INSCRIÇÃO nos Postos da FUVEST.

 

PROVAS/AVALIAÇÕES

Julho/2007

20DIVULGAÇÃO dos locais de provas da Pré-Seleção FUVEST.

 

29 PROVA de Pré-Seleção FUVEST.

Agosto/2007

11

DIVULGAÇÃO da Lista de Convocados para a Segunda Etapa de Provas.

 

20 e 21 ENTREGA de documentos nas Seções de Alunos.
DIVULGAÇÃO das datas e locais das avaliações da Segunda Etapa de Provas.

RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA

 

• A data de divulgação será anunciada nas Unidades, durante a Segunda Etapa de Provas.